segunda-feira, 4 de abril de 2011

Cruzeiro retorna ao basquete jogando em Cachoeirinha


O Esporte Clube Cruzeiro, de Cachoeirinha, é a agremiação mais vitoriosa da história do Campeonato Gaúcho de Basquete adulto masculino, com 12 títulos, junto com o Corinthians, de Santa Cruz.
O clube está fazendo uma parceria com a Prefeitura Municipal de Cachoeirinha, para disputar o Estadual na cidade. Será a primeira oportunidade da comunidade cachoeirinhense conferir o Estrelado.

História do Cruzeiro no basquete
O primeiro título cruzeirista foi conquistado em 1946. Entre 1948 e 1953 o Cruzeiro conquistou o Hexacampeonato Estadual, com um time que tinha Wilson Melletti, Ivo Rigobello, Leonardo Viafore, Eduardo "Dadá" Pegorado e Nede "Bocão" Salvador. Em 1956 o Cruzeiro reconquistou o Estado e depois ficou 12 anos sem o título gaúcho. O basquete estrelado foi campeão gaúcho também em 1968 e 1970 e Bicampeão em 1972 e 1973. Em 1968, o Cruzeiro foi Campeão Estadual com um time que começou sendo treinado por Cleomar Pereira Lima e que depois teve José Torrano como técnico. O time campeão de 68 contava com jogadores como o atleta olímpico Celso Scarpini, Alvaro Antunes, Valencinha, Rampinini e Gerson Schuck.
Além dos 12 títulos estaduais, o clube ganhou inúmeros campeonatos da cidade, como o Bicampeonato de 1969. Além das fronteiras do RS, o Cruzeiro foi o primeiro clube gaúcho a participar da Taça Brasil, o campeonato nacional de clubes, em 1969, quando ficou na quarta colocação. O Cruzeiro voltou a disputar o Nacional em outras três oportunidades (1970, 1972 e 1973), com um time que tinha, entre outros, Valencinha, Rampinini, Gerson Schuck, Eduardo Lawson, Paulo Fett, Paulo Michellucci...
Com a crise do clube estrelado da Capital Gaúcha, os departamentos de futsal e basquete foram desativados na metade da década de 70. O futsal ainda retornou às disputas nos anos 80, mas o basquete ficou 30 anos longe das competições, retornando agora em 2008. Em agosto deste ano o departamento de basquete do clube alvi-azul foi reaberto e nos dias 20 e 21 de setembro o Estrelado voltou, oficialmente, às quadras, para disputar o Torneio Início, em Lajeado, ficando em terceiro lugar. O Cruzeiro está disputando o Campeonato Gaúcho adulto masculino e o Campeonato Sul-Brasileiro.
O Cruzeiro é o único clube esportivo que tem em sua galeria os títulos de Campeão Gaúcho de futebol, basquete, vôlei, futsal e atletismo.

Equipe treinada por Pitu
O Cruzeiro/Joape/Agafarma será treinado pelo técnico Pitu, tendo o preparador físico Luciano e os jogadores Gustavo Cantarelli, o Gaúcho, Julio Gaidzinski, Carlos Lienert, Marcelinho, Tiago Jabur, Santiago Gallo, Rodrigo Brochado, Kim Ramirez, Claus, Ivan Simionato.
No passado, craques do basquete gaúcho vestiram a camisa estrelada, como Wilson Meletti, Ivo Rigobelo, Cleomar Pereira Lima, José Torrano, Celso Scarpini, Alvaro Alvares, José Fett, Gerson Schuck, Madrinha, Rampinini, Eduardo Lawson, Valencinha, Paulo Michellucci, Nede Salvador, Dada Pegoraro, Claudio Scarpini, Via Fore, Graeff e Calunga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.