
A Liga Municipal de Desportos, de Cachoeirinha, entidade que organiza e promove o futebol municipal, inaugurou ontem (25), no Calçadão, sua nova sede, bem próxima à loja de materiais esportivos do Cruzeiro









O Cruzeiro manteve a boa campanha que realiza no Gauchão e venceu o São Luiz por 2 a 0 neste sábado, pelas quartas de final da Taça Farroupilha, no Estádio Estrelão, em Porto Alegre. O time espera nas semifinais o vencedor do jogo entre Ypiranga e Grêmio.
O jogo começou com o time da casa tentando partir para o ataque e o São Luiz marcando forte. O Cruzeiro atacava com mais frequencia e os visitantes aproveitavam os contra-ataques para surpreender. Porém, o primeiro tempo terminou sem gols.
Logo no início da segunda etapa, o Cruzeiro abriu o placar. Aos sete minutos, Léo Maringá cobrou uma falta na frente da área do São Luiz e acertou o ângulo direito do goleiro Vanderlei.
Após o gol, o São Luiz melhorou em campo e passou a pressionar o Cruzeiro. Mas as investidas do time de Ijuí não eram efetivas — graças as boas defesas do goleiro Fábio, um dos destaques do jogo.
Já nos descontos da partida, o São Luiz ganhou uma chance em uma cobrança de falta perto da área adversária. Até o goleiro Vanderlei foi tentar o gol. Porém, a zaga do Cruzeiro afastou e Alex, com o gol vazio, marcou o segundo no contra-ataque.
Não foi desta vez que a Afusca/Cruzeiro estreou com vitória no Gauchão de Futsal da Série Prata. Apesar da renovação da equipe a Afusca/Cruzeiro visivelmente sentiu a estréia, o jogo terminou empatado em 4 x4.
Com Ginásio Municipal lotado e a presença do Prefeito Vicente Pires e o Presidente do Cruzeiro Dirceu Castro, a equipe da casa saiu na frente do placar com Rodrigo Lingüiça, Hebel empatou em seguida.
A Afusca sentiu o gol e recuou, obrigando o técnico Diego Souza a insistir nas substituições. Chico Branco, artilheiro do time em 2010 colocou a Afusca/Cruzeiro novamente em vantagem, Willian empataria novamente, mas o capitão Baltazar e Cesinha definiram o placar da primeira etapa em 4 x 2.
Na volta do intervalo, mais concentrada e disposta a buscar o placar, a AAV conseguiu seu objetivo, Adriano e Cássio igualaram o marcador.
A Afusca/Cruzeiro tentou reagir, mas esbarrou nas defesas do goleiro Cássio Dall’Agnoll. No último lance da partida a equipe visitante ainda teve a chance de sair de Cachoeirinha com os três pontos.
Na próxima quinta, 21, as 18 h, a Afusca/Cruzeiro enfrenta a AABB de Caxias do Sul, que perdeu na estreia para a UCPel por 4x1.
Afusca/Cruzeiro teve: Miojo, Baltazar, Edson, Chico Branco, Rodrigo Lingüiça, Renan, Tatu, Rodrigo Fanho, Vefo, Cesinha e Fabiano. Técnico: Diego Souza
AAV Veranópolis: Alessandro, Rafael, Cássio, Eduardo, Hebel, Cássio Dall’Agnoll, Mateus, Gregori, Willian, Renato, Adriano, Eduardo Santos Técnico: Flávio Barcellos
Arbitragem: Carlos Quaresma e Dalvo dos Santos
Grava Motos
No intervalo do jogo teve uma apresentação da Grava Motos, que é o novo parceiro da Afusca/Cruzeiro. Na oportunidade a Grava Motos sorteou diversos acessórios para motos.
Após 45 dias de treinamentos físicos e táticos e muita transpiração dos atletas, chegou à hora de ver como a Afusca/Cruzeiro vai se comportar na disputa pelos três pontos.
O técnico Diego Souza após a vitória em amistosos sobre duas equipes da Série Ouro (2 x 0 no UJR e 10 x 1 no Porto Alegre) descarta qualquer tipo de favoritismo.
As contratações de atletas rodados como Rodrigo “Lingüiça”, o goleiro Vinicius “Miojo”, Renan Tavares e Sig, mais Vefo, Cezinha, com a chegada de Bruno (goleiro titular de Sobradinho em 2010) e Dênis, ala que veio do BGF de Bento Gonçalves têm repercutido no meio do futsal. Reforçada e com a base que obteve sucesso ano passado o cuidado é grande entre dirigentes, comissão técnica e atletas para que nada atrapalhe o desempenho da equipe dentro das quatro linhas.
Uma das novidades da Afusca/Cruzeiro para os jogos em casa serão as promoções no intervalo dos jogos.
Neste sábado a promoção da GRAVA MOTOS vai ter sorteio de capacetes, capas de chuva, alarmes e troca de óleos.
A diretoria espera um grande público para os jogos em casa. O presidente Everson Bitencourt ressalta o trabalho que foi feito na busca de parceiros para deixar as partidas mais atraentes.
A expectativa é de um grande público no Ginásio Municipal para empurrar a Afusca/Cruzeiro rumo à vitória.
Em 2010 apesar de fazer boa campanha a partir da segunda fase à equipe de Cachoeirinha perdeu seus três primeiros jogos.
O projeto, determina que os clubes de futebol sediados no Rio Grande do Sul se responsabilizem pela matrícula e freqüência escolar de todos os jogadores menores de 20 (vinte) anos a eles vinculados, até a conclusão do Ensino Médio, seja em instituição de ensino pública ou particular.
Ao utilizar a tribuna para defender a sua proposta, Catarina informou que um estudo realizado em 2007 pela Universidade Federal de Minas Gerais, indicou que 30% dos jogadores que participaram da série A do Campeonato Brasileiro no ano anterior não tinham sequer concluído o Ensino Fundamental.
O deputado afirmou que o projeto tem como objetivo garantir que estes atletas, na maioria meninos ainda, tenham acesso à educação e que os clubes sejam responsáveis pela matrícula, freqüência e desempenho escolar dos mesmos.
O presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Francisco Noveletto, recebeu das mãos do deputado Catarina Paladini (PSB) o projeto “Bom de Bola, Bom na Escola”. Noveletto afirmou que a FGF dará todo apoio à iniciativa do deputado, pois se trata de um projeto que beneficia não apenas os atletas, mas os próprios clubes.
Na conversa com Noveletto, o Deputado Catarina lembrou da sua origem no esporte amador. Em 1998, atuou nas categorias de base do Grêmio, ano em que se transferiu para Porto Alegre. Citou ainda o projeto que desenvolve no bairro Fragata, em Pelotas, com cerca de 400 jovens.
“Eu sempre exigia dos meus alunos um bom desempenho escolar”, explicou o deputado.