sexta-feira, 30 de julho de 2010
Agora é oficial: Cruzeiro é de Cachoeirinha
Com a presença de toda a diretoria cruzeirista, de vários secretários municipais e do Presidente da Federação Gaúcha de Futebol Francisco Novelletto, diretoria do clube e Prefeitura de Cachoeirinha anunciaram, com muita alegria, a oficialização de algo que vinha sendo trabalhado há mais de um ano.
Cerimônia concorrida
Na abertura da cerimônia de oficialização, o secretário de Esportes Irani Teixeira apresentou um vídeo institucional da prefeitura, demonstrando os diversos projetos realizados recentemente pela secretaria de Esportes. “Apresentamos esses resultados e essa intenção de fazer um esporte com seriedade ao Cruzeiro. Tenho certeza que isso contou muito para o fechamento dessa parceria”, afirmou Irani.
Logo após a abertura da cerimônia, o arquiteto Fernando Balvede apresentou um vídeo de como serão realizadas as obras na nova arena do Cruzeiro.
A obra vai contemplar 15 mil torcedores e teve como exigência da diretoria cruzeirista as adequações ao que pede a FIFA. “Estamos participando das reformas do novo Beira-Rio e temos todas as informações técnicas do que a FIFA exige. O novo estádio do Cruzeiro terá um padrão de altíssima qualidade”, garantiu Balvede.
Alguns itens que chamaram a atenção projetados para o novo estádio:
- Os torcedores – assim como na Europa – ficarão muito próximos do campo de jogo;
- Vestiários, sede, bares e sanitários serão construídos abaixo das arquibancadas;
- A imprensa receberá a melhor atenção possível. Tendo sala de conferências e entrevistas e sala de imprensa para realização de matérias jornalísticas, além de cabines apropriadas no novo estádio;
- O clube cogita a possibilidade de vender por um determinado período o nome do estádio, uma nova fonte de receitas que vem sendo muito utilizado na Europa.
“Essa mudança traz novos horizontes”
O Presidente do Cruzeiro Dirceu de Castro, que faz um esplêndido mandato à frente do Estrelado, alçando o clube novamente ao convívio dos grandes do Estado e oficializando a construção de um novo estádio em Cachoeirinha, estava visivelmente emocionado. Agradeceu aos vereadores que aprovaram de forma ágil e inteligente a cedência da área, saudou o secretário de Esportes Irani Teixeira e o Prefeito Vicente Pires - a quem os chamou de guerreiros – e declarou ao fim: “Essa mudança traz novos horizonte a este clube que já é grande e vai se tornar ainda maior”.
“É possível que venha seleção treinar em Cachoeirinha”
Durante a cerimônia, uma das frases que mais chamou a atenção foi a do Presidente da Federação Gaúcha de Futebol Francisco Novelletto, que garantiu que, cumprindo os prazos previamente estipulados para a construção do novo estádio e CT do Cruzeiro, Cachoeirinha se habilita a receber alguma seleção na Copa 2014.
Novelletto relembrou que há dois anos em uma conversa informal com Ernani Campelo, jornalista da Rádio Guaíba e um dos diretores do Cruzeiro, colocou a possibilidade de o clube ir para Cachoeirinha. “Me sinto parte integrante deste sonho realizado hoje, pois a partir daquela nossa conversa, com muito empenho, todos foram contribuindo para levar o Cruzeiro a Cachoeirinha”, finalizou o Presidente.
“É um dos dias mais importantes na minha vida”
O secretário de Esportes Irani Teixeira, uma das figuras que mais lutou pela instalação do Cruzeiro no município, era a personificação da satisfação. “Já passei no futebol profissional por grandes clubes, mas não posso negar que este é um dos dias mais importantes na minha vida”, declarou.
De acordo com Irani, o Cruzeiro em Cachoeirinha não significa apenas um clube de futebol profissional na cidade, mas o desenvolvimento do comércio, a auto-estima da população. “A cidade vai mudar a partir de agora”, concluiu Irani.
“Vamos pintar Cachoeirinha de azul e branco”
O Prefeito de Cachoeirinha, desde o início um verdadeiro entusiasta com esse projeto ousado de um clube profissional no município, fez questão de frisar a importância da Câmara de Vereadores no concretização deste objetivo. “Os vereadores entenderam, tiveram a sensibilidade de saber a importância deste projeto. Fizeram uma sessão extraordinária para aprovar o projeto. Eles merecem o nosso reconhecimento”, frisou o Prefeito.
Presente no ato, a vereadora Rosane Lipert lembrou da homenagem que a Câmara fez ao clube, antes mesmo da oficialização. “Ali já sinalizamos o que realmente queríamos: o Cruzeiro em Cachoeirinha”.
O Prefeito Vicente Pires finalizou um discurso empolgado, dizendo que não serão raras as vezes em que Cachoeirinha estará pintada de azul e branco – as cores do Cruzeiro -. “As nossas cores já são azul e branco. O Cruzeiro vai nos dar motivo de sobra para colorir o município de azul e branco”, finalizou.
Área do novo estádio
Por Delmar Costa
De acordo com a nova proposta, o município oferece parte da área, cerca de 29 mil metros quadrados, onde hoje fica o CTG Rancho da Saudade. O local nos fundos do CTG, chamado de industrial Cruzeiro, abrigará o novo estádio do clube. Uma moderna arena para 15 mil pessoas. A obra levará cerca de um ano e meio para ser concluída (2012). O início dos trabalhos já será a partir de outubro deste ano. A sessão de uso da área será de 25 anos, conforme projeto aprovado pelo Legislativo.
Já o novo centro de treinamento do Cruzeiro será erguido em uma outra área, ainda indefinida.
O patrão do Rancho da Saudade, Henio Vallandro, disse que foi procurado pelo Prefeito Vicente e depois levou a proposta para discutir com a patronagem. Para compensar a cedência da área, a Prefeitura disponibilizará um outro terreno para a entidade tradicionalista. “Discuti com a patronagem e aceitamos a proposta. Todos ganham com a chegada do Cruzeiro. No futuro já planejamos construir uma churrascaria na nossa área”, declarou Vallandro.
quarta-feira, 28 de julho de 2010
AFUSCA anuncia três jovens revelações
Pensando na decisão de vaga para a segunda fase do Gauchão contra o Corinthians de Alvorada, e planejando a renovação do grupo para 2011, a AFUSCA integrou ao seu grupo três atletas Sub-20. Guiga (ala - fixo) e Nenê (ala) do Hermanos, Maick (fixo) do Millionários e Uiliam (pivô) do Boca Sub-20 foram apresentados ao técnico Diego Souza e ao preparador físico Glauber Martins que haviam solicitado a diretoria a integração dos meninos. Glauber informou que os meninos farão um trabalho físico específico para tentar colocar os meninos o mais próximo dos demais jogadores do grupo. Diego ressaltou a qualidade técnica dos novos integrantes, “são todos bons jogadores, agora vamos trabalhar as questões táticas e de posicionamento em quadra” enfatiza o treinador que tem no sábado, 31 em casa o jogo mais importante do ano para a AFUSCA.
INTENSIFICAÇAO NOS TREINOS
Afusca intensificou os trabalhos visando á partida decisiva contra o Corintians de Alvorada. Nesta segunda, 26, sob o comando do preparador físico Glauber Martins os atletas realizaram o chamado Circuito Força e Velocidade. A atual condição física dos jogadores tem sido determinante para que a AFUSCA realize boas partidas, principalmente comparando ao início do campeonato quando na metade do segundo tempo faltava o “gás” e o os bons resultados acabavam escapando. Segundo Glauber, “os atletas estão hoje com 70% de sua capacidade”, e devido à falta de tempo para treinamento poderia estar melhor, “treinamento físico é um dia apenas, nos outros acabo mesclando atividades com bola, finalizações, passes, etc..” diz o preparador físico. A convicção de que o jogo vai ser definido nos detalhe faz com que a comissão técnica acredite que a equipe que estiver melhor condicionada possa ter sucesso.
quarta-feira, 21 de julho de 2010
Riwas classificado atrás de patrocinadores
A equipe de futebol feminino de campo de Cachoeirinha Riwas está classificada para próxima fase do Campeonato Gaúcho de 2010. Após vitória de W.O. sobre a equipe do E.C. Cruzeiro na última rodada da primeira fase as meninas de Cachoeirinha seguem em frente em busca do sonho de um título e uma classificação para Copa do Brasil de 2011. Para que isso se torne mais real a diretoria de Riwas se reuniu neste domingo dia 18/07 para traçar estratégias na busca de apoio para esta próxima fase que contará com as dez melhores equipes do estado. O presidente da associação Riwas Futebol Feminino Neli Mendes(foto) destacou: "Nossa união sempre fez a diferença, estamos presentes nos diversos eventos realizados pelas comunidades de Cachoeirinha e buscamos apoio de todos neste momento. Estamos organizando atividades para arrecadação de dinheiro para cobrir as despesas desta nova fase e contamos também que possamos adquirir alguns patrocinadores." O Treinador de Riwas F.F. Junior ressaltou:" Temos o apoio da Secretaria de Desporto e Lazer do Município, mas ainda não é o suficiente para cobrir todas estas despesas. Faremos viagens longas, e em 4 jogos tentaremos a classificação para semi-final. É importante dizer que quem patrocinar nossa equipe terá um grande retorno de divulgação de sua marca, pois temos um site que é bastante visitado, o nosso Orkut que está bombando, fora as aparições na mídia. Nós não precisamos de muito e acredito que haverá alguém que apóie nosso time."
Riwas F.F. além de jogar o gauchão também participará de outras competições como o Municipal de Cachoerinha, onde no ano passado foi Vice-Campeã. Estas competições vão até o final do ano. Para quem estiver interessado em patrocinar Riwas F.F. pode entrar em contato pelos telefones: 51 9138-5158/ 9293-6863/ 3438-5643 ou pelo email: riwasfut@gmail.com e site: http://sites.google.com/site/riwasfutebolfeminino .
JOGOS DA 2° FASE GAUCHÃO
RIWAS X Flamengo
Data: 22/08
Local: Alegrete
RIWAS X Duda
Data: 12/09
Local: Torres
RIWAS X Porto Alegre
Data: 26/09
Local: Porto Alegre
RIWAS X Torrense
Data: 17/10
Local: Cachoeirinha
quarta-feira, 14 de julho de 2010
4ª Olimpíadas Estudantil de Cachoeirinha
Com o CTG Rancho da Saudade lotado, centenas de alunos das 23 escolas participantes comemoraram seus títulos conquistados durante a 4ª Olimpíadas Estudantil de Cachoeirinha, promovida pelas secretarias de Educação e Desporto e Lazer.
-->
segunda-feira, 12 de julho de 2010
Afusca busca reforços para o Estadual de Futsal
Por Manoel Mallet
A equipe da Afusca, que representa Cachoeirinha no Gauchão Série Prata e na Copa dos Campeões, buscou reforços para a reta final das competições. O presidente Everson Bitencourt e a comissão técnica trouxeram mais dois nomes para agregar ao grupo: Renato Sá, que jogou na Itália, e o pivô Marcus Stoll, o Titi, que aceitou o desafio de retornar às quadras depois de anunciar aposentadoria em 2009.
Gostei muito do que vi no Gauchão e na Copa dos Campeões, o grupo é bom e a equipe bem organizada, disse Titi.
O técnico Diego Souza elogiou a contratação do presidente. Titi jogou em 2009 no Tocantins, onde foi campeão e goleador da competição, e jogou ainda na Ulbra e diversas outras equipes do Rio Grande do Sul e do Paraná.
A Afusca volta a jogar no dia 31 de julho contra o Corinthians de Alvorada no Ginásio Municipal, no bairro Fátima, às 20h, e um empate basta para o time se classificar para a 2ª fase da competição.
COPA DOS CAMPÕES
Já na Copa dos Campeões, em Sapucaia do Sul, o time foi bem na primeira e na segunda e joga na quarta-feira, dia 14, às 21h, contra o atual campeão do torneio metropolitano, o Flamengo de Esteio. As duas equipes já se encontraram na segunda fase e a Afusca levou a melhor: 3 x 2.
quinta-feira, 8 de julho de 2010
Prefeito de Cachoeirinha confirma liberação de verba para Ginásio Municipal
O Prefeito Vicente Pires, de Cachoeirinha, reuniu a imprensa na tarde dessa quinta-feira (8) para apresentar o balanço do 1º semestre de recursos obtidos pelo município através da secretaria de Captação de Recursos.
Entre os recursos já empenhados, repassados ao município está a quantia de R$ 1.378.875,00 reais, quase 50% da verba orçada para a construção do novo ginásio municipal de Cachoeirinha.
Seguindo uma linha de transparência e proximidade com a imprensa local, uma forma sutil de diálogo com a comunidade, maior beneficiada com essa excelente administração que Cachoeirinha vem tendo, o Prefeito anunciou um montante que ultrapassa os R$ 10 milhões de reais.
De acordo com o prefeito, o novo ginásio terá capacidade para 3 mil pessoas. O projeto ainda está em fase de elaboração, mas sai do papel ainda este ano e tem o início das obras previsto para fevereiro de 2011 e inauguração em março de 2012. Do total de R$ 3 milhões previstos para a obra, cerca de 20% será bancado pelo município, como contrapartida da obtenção destes recursos federais, em sua maioria provinda de emendas parlamentares, sem distinção de partidos. “Nosso conceito não é a política partidária, mas uma política que vise benefícios para a população como um todo”, garantiu Vicente.
A Praça da Juventude, também ligada ao esporte, tem uma verba garantida de R$ 1,7 milhões e será construída na Granja Esperança.
Saindo um pouco do esporte, um dos grandes anúncios na coletiva foi o projeto “Cidade Digital” que vai contemplar cerca de 83% da população com internet wireless grátis.
terça-feira, 6 de julho de 2010
Inicia a reforma de sete campos em Cachoeirinha
-->
sexta-feira, 2 de julho de 2010
Futebol nas Olimpíadas Escolares
Na última quarta-feira dia 30/06, foram realizados os jogos Futebol de Campo na categoria Juvenil masculino, finalizando com os seguintes resultados:
Categoria: Mirim Masculino
Final realizada dia 23/06
Mascarenhas (6) 1 x 1 (5) Tiradentes
Os vencedores foram:
1º Lugar: E.E Mascarenhas de Moraes
2º Lugar: EMEF Tiradentes
Infantil Masculino
Final
1º Lugar: Emef Oswaldo Camargo
2º Lugar: E.E Presidente Kennedy
Pelo terceira colocação:
Kennedy 0 x 1 Zanchetta
Juvenil Masculino:
1º Lugar: EMEF FIDEL ZANCHETTA
2º Lugar: E.E CADOP
3º Lugar: EMEF
Futebol Feminino
Infantil Feminino
Neste dia 01/07, quinta-feira, foram realizados os jogos do Futebol de Campo Infantil Feminino, ocorrendo os seguintes resultados:
1º Lugar: E.E Presidente Kennedy
2º Lugar: Emef Portugal
3º Lugar: Emef Maria Fausta
Equipes participantes do futebol nas Olimpíadas Escolares de Cachoeirinha
quinta-feira, 1 de julho de 2010
Cachoeirinha pode ganhar clube de rugby
O esporte de Cachoeirinha pode comemorar a vinda para a cidade de um clube de rugby, modalidade que voltará ao calendário olímpico nos Jogos do Rio de Janeiro em 2016. O secretário de Desporto e Lazer, Irani Teixeira, está negociando com o San Diego Rugby, de Porto Alegre, que deverá passar a representar Cachoeirinha no esporte e ampliar as condições da cidade em revelar um atleta olímpico para 2016.
Nesta quarta-feira pela manhã, Irani ouviu a proposta do empresário Diego Martin Diaz, proprietário do time. Em seguida, levou o empresário para conhecer o Complexo Esportivo da Amopam. A receptividade à estrutura, que foi revitalizada pelo governo no ano passado, foi tão boa que Diaz já deixou marcado para Cachoeirinha o próximo jogo do clube no Gauchão de Rugby. Será no dia 10 de julho, na Amopam, contra o Charrua, com apresentações ainda dos times juvenil e feminino.
ASCENÇÃO – O rugby está em ascenção mundial e nacional. No mundo, ganhou destaque com o filme Invictus, inspirado na trajetória da Seleção da África do Sul campeã mundial em 1995 sob a liderança de Nelson Mandela. No Brasil, segundo Diaz, a seleção masculina já mostrou competitividade no último Sulamericano e a feminina está entre as dez melhores do mundo.
O empresário diz que a intenção do San Diego é popularizar entre os jovens o esporte, que dissemina valores de cidadania, espírito de equipe e superação. O time que atualmente joga em Porto Alegre tem, por exemplo, oito integrantes que passaram a estudar Educação Física e também querem difundir o rugby. “Nossa proposta em Cachoeirinha é consolidar o clube e criar um público torcedor, o que é mais difícil em Porto Alegre”, completou Diaz.
Irani Teixeira comemorou o interesse e disse que o projeto do San Diego vem ao encontro da principal filosofia do governo municipal para o esporte, que é ampliar a prática de outras modalidades além do futebol e profissionalizar atletas. O secretário conversou também com o diretor técnico do time, Eraldo Pinheiro, sobre a possibilidade de incluir o rugby em 2010 no Programa Segundo Tempo, importante política de turno inverso do atual governo que atende a mais de 3 mil jovens. Eraldo é da coordenação estadual do programa.
O clube San Diego
Criado em 2006, treina atualmemente no Centro Estadual de Treinamento Esportivo (CETE), no Bairro Menino Deus, em Porto Alegre. O clube é bicampeão gaúcho e vice da Copa do Brasil.
SAIBA MAIS - Em 1823, durante um jogo escolar de futebol na cidade inglesa de Rugby, um jovem chamado William Webb Ellis pegou a bola com as mãos e correu em direção ao gol dos adversários. Hoje, o rugby tornou-se um dos esportes mais populares do mundo, com milhões de pessoas jogando e assistindo ao jogo. O rugby chegou ao Brasil no século retrasado, e segundo o historiador Paulo Várzea, Charles Miller teria organizado em 1895 o primeiro time de rugby brasileiro, em São Paulo. O primeiro clube a praticar o esporte, o Clube Brasileiro de Futebol Rugby, teria sido fundado em 1891. O objetivo do jogo é levar a bola para além da linha de gol dos adversários e apoiá-la contra o solo para marcar pontos.