quinta-feira, 14 de abril de 2011

Projeto Bom de Bola, Bom na Escola


O projeto de lei 73/2011, mais conhecido como “Bom de Bola, Bom na Escola”, de autoria do deputado Catarina Paladini (PSB), foi aprovado por unanimidade durante a sessão desta terça-feira, dia 12/4, na Assembléia Legislativa.

O projeto, determina que os clubes de futebol sediados no Rio Grande do Sul se responsabilizem pela matrícula e freqüência escolar de todos os jogadores menores de 20 (vinte) anos a eles vinculados, até a conclusão do Ensino Médio, seja em instituição de ensino pública ou particular.

Ao utilizar a tribuna para defender a sua proposta, Catarina informou que um estudo realizado em 2007 pela Universidade Federal de Minas Gerais, indicou que 30% dos jogadores que participaram da série A do Campeonato Brasileiro no ano anterior não tinham sequer concluído o Ensino Fundamental.

O deputado afirmou que o projeto tem como objetivo garantir que estes atletas, na maioria meninos ainda, tenham acesso à educação e que os clubes sejam responsáveis pela matrícula, freqüência e desempenho escolar dos mesmos.

O presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Francisco Noveletto, recebeu das mãos do deputado Catarina Paladini (PSB) o projeto “Bom de Bola, Bom na Escola”. Noveletto afirmou que a FGF dará todo apoio à iniciativa do deputado, pois se trata de um projeto que beneficia não apenas os atletas, mas os próprios clubes.

Na conversa com Noveletto, o Deputado Catarina lembrou da sua origem no esporte amador. Em 1998, atuou nas categorias de base do Grêmio, ano em que se transferiu para Porto Alegre. Citou ainda o projeto que desenvolve no bairro Fragata, em Pelotas, com cerca de 400 jovens.

“Eu sempre exigia dos meus alunos um bom desempenho escolar”, explicou o deputado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.