quarta-feira, 20 de maio de 2020

O FUTEBOL PODE ESTAR VOLTANDO?

A Alemanha deu o pontapé inicial no último sábado para o que está se considerando os primeiros testes para a volta do futebol, ainda que em meio à pandemia do Coronavirus que tem mobilizado o mundo em 2020.
Alguns países, aos poucos, começam a retomar práticas esportivas após o pico do Covid-19. Portugal, Espanha e Itália, países que também foram afetados nos últimos meses começam a retomar os treinos.
No Brasil, um país de proporções continentais, possivelmente a volta não será sincronizada. Os estados devem deliberar, cada um ao seu tempo, pela flexibilização e retomada do esporte à medida que consigam contornar a curva de crescimento do Coronavirus. O que parecia muito distante um mês atrás pode se tornar realidade nos próximos meses. A dupla Gre-Nal voltou aos treinos com prudência e cuidados sanitários e vislumbra a volta do Gauchão para meados de julho.
FUTEBOL AMADOR
Especialistas analisam o pico no Brasil para daqui 45, 60 dias. Se houver o mesmo declínio que se identificou na Europa, é possível começar a pensar a volta do futebol amador para setembro.
É uma projeção otimista que fazemos frisando toda a responsabilidade e prudência que há de se ter para a volta das atividades.
Talvez seja necessário começarmos a discutir novas propostas para um futebol que, inevitavelmente, será diferente até termos uma vacina. Adaptações, flexibilizações, protocolos de saúde.
Estamos todos com saudade de ver a bola rolando. O momento é de ficar atento a tudo o que aparece de positivo no controle do vírus e na retomada da vida normal.
Até então, as autoridades municipais de cobertura Bola em Jogo vêm dando exemplo. Vamos pensar positivo e encontrar alternativas. A prioridade é sempre a saúde, mas precisamos começar a construir um novo futebol juntos. E que não demore para comemorarmos um gol nos nossos campos de futebol que parecem tão tristes sem a bola estufando as redes.
Vamos torcer, para que a estimativa dos infectologistas estejam certo, então quem sabe, poderemos ver a bola rolar nos campos de Gravataí e Cachoeirinha em Setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.